top of page

Vodka para reduzir NO3 e PO4 em aquários de recife

 

Porquê adicionar carbono orgânico para reduzir NO3 e PO4?

Adicionando qualquer fonte de carbono (vinagre, açúcar, biopellets ou vodka), as bactérias que naturalmente habitam no aquário são estimuladas, e reproduzem-se de uma forma mais rápida, aumentando a “biomassa bacteriana”. Entretanto, para a formação da biomassa bacteriana é necessário, além do carbono, nitrogênio e fósforo, dois dos elementos que, em excesso, dificultam a manutenção de um aquário marinho com corais.

Ao se multiplicarem, as bactérias irão absorver (fixar) nitrogênio e fósforo na forma de nitrato (NO3) e fosfato (PO4).

O último passo desse método é retirar (exportação) da biomassa bacteriana estimulada pelo carbono orgânico através do skimmer, que retira as bactérias da coluna d’água, levando consigo o carbono adicionado, e o nitrato e fosfato fixados.

 

Porquê Vodka?

Fosfatos e nitratos são os dois principais nutrientes que sofrem redução quando é adicionado carbono orgânico. Basicamente, a administração de qualquer outra fonte de carbono orgânico dá os mesmos resultados. A razão pela qual usamos vodka é porque é mais pura em sua composição. Vodka é na maior parte etanol. Várias vezes destilada, incolor sem aditivos portanto um grau de pureza superior aos outros.

 

O Skimmer

Um bom skimmer é um equipamento fundamental para este método. Para podermos cultivar bactérias para reduzir NO3 e PO4 temos que ter forma de as poder extrair. Se elas ficarem no sistema vão acabar liberando essas substâncias de volta para o sistema quando morrerem. Não podemos confiar apenas nas trocas parciais de água para eliminação delas por isso, verifique se tem um skimmer bom! A outra razão é a troca de gás. O aumento da biomassa bacteriana irá diminuir os níveis de oxigénio dissolvido, o que pode causar stress (ou morte) de alguns habitante do reef.

 

Instruções de dosagem:

As instruções são apenas para Vodka com graduação alcoólica de 40%.

1. O primeiro passo é testar os níveis de NO3 e PO4 do seu sistema. Não faça nada sem ter o registo deles!

2. Calcule o volume de água do sistema. O volume de água é a soma do volume do aquário, da sump e refúgio menos a rocha viva e substrato. Em caso de dúvidas quanto ao volume real do substrato e rocha viva, calculamos o volume total e subtraímos 20% desse valor.

3. Comece com 0,1 ml de vodka por cada 100 litros por dia durante os primeiros três dias.

4. Depois, dobre esta dosagem diária para 0,2 ml para cada 100 litros do 4º ao 7º dia.

5. Na segunda semana, acrescente  0,5 ml na dose diária, independentemente do volume do aquário. Ou seja ao valor do 7º dia de dosagem adicione +0,5ml. Faça testes. Se os seus níveis de NO3 e PO4 começarem a cair durante a segunda semana, mantenha essa dose diária atual. Se o seu NO3 e PO4 não cairem, acrescente um adicional de 0,5 ml de vodka na dose diária na terceira semana. Adicione 0,5 ml na dose diária a cada semana até o NO3 e PO4 cairem.

6. Quando os níveis de  NO3 e PO4 zerarem, reduza a sua dose atual pela metade. Esta será a sua dose diária.

7. Mantenha a dosagem de vodka diariamente e acompanhe com testes o NO3 e PO4. Se os níveis subirem novamente, aumente a sua dose diária em 0,1 ml por semana até os níveis começam a diminuir novamente. Os níveis de NO3 e PO4 irão zerar novamente. Esta será a sua nova dose diária. 

 

                                                                                                     

 Resumo de artigos publicados em:

 Reefkeeping.com – Vodka Dosing…Distilled!

 ReefCentral.com – Dosing vodka to bring down N and P

 

 

bottom of page