top of page

Instalar um aquário de água salgada

 

1 Fase - Prepare a água do aquário

    Configure o aquário e instale todos os equipamentos necessários (informação adicional é favor contactar). Encha o aquário com água doce idealmente tratada por osmose reversa. Em seguida, adicione sal cuidadosamente, seguindo as instruções da mistura de sal. Usar um densímetro ou refratometro para monitorar e aumentar a salinidade para o nível desejado. Instalar o aquecedor do aquário  ajustado para a temperatura desejada. Deixar o sistema funcionar por algum tempo até garantir uma temperatura constante de água e bom funcionamento de todos os equipamentos.

 

2 Fase - Construa o seu aquário "layout"

Depois de seu aquário estar devidamente montado, pode começar a construir sua "fundação", substrato à base de aragonite e rocha viva. Você também pode considerar a adição de 2-3 centímetros de areia viva, para acelerar o ciclo do nitrogénio.

     Depois de ter adicionado o seu substrato e areia viva, adicione a rocha viva. A rocha viva é porosa e contem grandes quantidades de bactérias benéficas e microrganismos. Rocha viva também fornece minusculos habitantes ao aquário e  esconderijos seguros para eles e ajuda a manter os parâmetros da água estáveis. A rocha viva não só oferece parte da componente estética como também sua filtração biológica, proporcionando o habitat e nutrição necessária para o seus peixes e invertebrados.A quantidade exata que você deve adicionar irá variar de acordo com o tipo de rocha que você escolher.

     A rocha viva deve estar completamente curada antes de adicionar qualquer peixes ou invertebrados em seu aquário. O processo de cura, que inicia o ciclo do nitrogênio, normalmente leva 4-5 semanas. Durante este tempo, você também deve executar 25% de mudanças de água semanalmente. Tente construir tantas cavernas quanto possível. Isso permite que os peixes nadem livremente entre a rocha. Forneça uma boa circulação e iluminação á água. Atenção: durante o processo de cura, você deve manter escuro o aquário para inibir o crescimento de algas.

 

 

 

3 Fase - Passado a fase inicial do ciclo do nitrogenio deve ligar a  iluminação e fazer testes de amônia e nitrito para garantir que eles estão a 0 ppm.Neste momento, você também deve configurar o seu sistema de iluminação com um temporizador comum definido para iluminar o aquário 10-12 horas por dia. Nas semanas seguintes após a adição de iluminação, você provavelmente irá ter uma proliferação de algas. Você pode ajudar no combate as algas adicionando uma equipa de limpeza ao aquario(comedores de algas,hermitas nassarios, etc). A filtragem biológica irá acomodar rapidamente os novos habitantes, devido à rocha viva totalmente curada no sistema. Depois de alguns dias, deve testar novamente os níveis de amônia e nitrito. Se estiverem a zero, você pode começar a adicionar peixes e invertebrados.

 

4 Fase - Comece a adicionar peixes e invertebrados

    Depois de ter curado a rocha viva, iluminado seu aquário, e manter controlada a proliferação de algas, o aquário está pronto para peixes e invertebrados. Antes de adicionar qualquer peixe e / ou invertebrados, certifique-se que você está familiarizado com quaisquer problemas de compatibilidade que possam existir entre as espécies desejadas. Ao planejar suas encomendas iniciais certifique-se que os níveis de amônia e nitritos se mantêm estáveis por pelo menos algumas semanas. Uma vez com os níveis estáveis, você pode seguramente adicionar novos peixes e / ou invertebrados.

    A primeira série de peixes e invertebrados que você deve adicionar ao aquário deve ser o mais dócil das suas espécies desejadas. Isto irá permitir-lhes uma boa aclimatação no aquário antes de adicionar as espécies maiores e mais ativas, também mais agressivas. Depois de dar a seus recém-chegados, pelo menos, algumas semanas para se aclimatarem, pode ir colocando gradualmente as espécies maiores e mais agressivas com por exemplo cirurgiões.

 

5 Fase - Adicione e reponha a equipa de limpeza.

Ja passou algum tempo desde a instalação do aquario. Deve repor sua equipa de limpeza uma vez que ja tem peixes no aquario vai ter que os alimentar.

Parte da comida que irá adicionar não vai ser comida e acaba por cair na areia e na rocha viva.

Forneça uma boa equipa de limpeza ao aquario para eles eliminarem esses restos de comida e resíduos de peixes e outros invertebrados.

 

Conclusão

Os passos descritos acima devem simplificar e desmistificar o processo de criação com sucesso de um aquário marinho. O mais importante  e antes de investir nos equipamentos para a montagem do aquário  deve pesquisar as necessidades dos peixes e invertebrados que vai desejar manter. Evite gastar dinheiro duas vezes, faça pesquisa e procure aconselhamento técnico. Resista á tentação de introduzir muitos habitantes de uma só vez. Tenha paciência e assim irá contribuir para a sobrevivência das espécies, bem como o seu sucesso a longo prazo.

 

 

 

 

bottom of page